Cuidados com a concretagem em uma obra

0 Compartilhamentos
0
0
0

Neste post, apresentamos os cuidados com a concretagem em uma obra, garantindo qualidade e segurança. Saber usar o concreto em uma obra e entender os detalhes de cada etapa é fundamental para se obter bons resultados.

Inclusive, a concretagem é uma das partes mais importantes na indústria da construção civil, pois, a partir de um bom desempenho da estrutura, é que se obtém sucesso no restante da obra.

De acordo com o Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT), a concretagem vem apresentando melhoras no decorrer do tempo, já que a tecnologia e o uso de insumos contribuem efetivamente para a durabilidade desse material.

 Continue lendo e saiba detalhes sobre esse assunto!

 

Veja os cuidados para se obter um concreto de qualidade

Para se obter um concreto que ofereça qualidade a uma edificação, alguns pontos fundamentais precisam ser observados.

Além, é claro, dos cuidados com a preparação do material, são indispensáveis algumas ações que farão toda a diferença na obra, como:

 

Limpeza

A limpeza é essencial para que a concretagem ofereça qualidade com relação ao item segurança.

Isso significa que as formas precisam estar limpas e livres de qualquer partícula de algum material que venha a comprometer a qualidade do concreto.

A limpeza é dividida em 3 etapas:

  • remoção manual de todos os detritos;
  • uso da lavadora de alta pressão para remover pequenos detritos e impurezas,
  • usando um ímã, remoção das peças metálicas que ainda estejam na estrutura.

 

Nivelamento

polindo concreto

O nivelamento é fundamental para que a obra não fique “torta”, pois, se existirem desníveis, a aplicação do concreto irá comprometer a construção.

Além disso, é preciso conferir a armação com o projeto, onde devem ser analisados:

  • quantidade de ferros,
  • quantidade de bitolas,
  • espaçamento,
  • posicionamento das armações.

Existem ferramentas específicas para fazer o nivelamento, como:

  • prumo,
  • nível a laser,
  • réguas, 
  • etc.

 

Formas e travamentos das escoras

A partir de uma análise visual, é perfeitamente possível fazer uma avaliação das formas e travamentos das escoras.

As formas não podem sofrer movimentos no momento da concretagem, evitando vazamentos e possibilitando a desforma sem dificuldades ou comprometimento da estrutura.

O travamento das escoras garante que os espaçadores consigam separar a armação das formas, permitindo que o concreto venha a envolver toda a estrutura metálica.

 

Desformas

Por fim, chegamos às desformas. Logo após a cura inicial do concreto, se faz necessário remover as laterais das formas para, mais tarde, retirar o seu fundo.

Porém, é sempre preciso fazer um reescoramento para que não ocorram deformações até a cura total da concretagem.

Após a retirada das formas, deve-se verificar a estrutura para validar o nivelamento e buscar por falhas, como a conhecida bicheira.

Diante de problemas de nivelamento, as correções devem ser realizadas imediatamente e, se tiver bicheiras, deve-se utilizar uma argamassa impermeabilizante que venha a criar barreiras contra agentes nocivos à estrutura. 

Como se observa, é preciso tomar cuidados especiais com o concreto, sob pena de colocar a obra em risco. Para tanto, se faz necessária a atenção com os produtos que são utilizados nessa fase da construção, bem como com a qualidade nas ações a serem desenvolvidas nas tarefas que envolvem esse processo.


Agora que você conhece mais a respeito desse importante assunto e deseja obter mais informações a respeito de técnicas e produtos que devem ser utilizados no dia a dia das atividades, cadastre-se no Portal do Parceiro da Construção. Tenha gratuitamente à disposição dezenas de cursos para o seu aperfeiçoamento!

Rodapé_Blog_CTA_PDC


Fonte:

https://www.aecweb.com.br/revista/materias/resistencia-do-concreto-aumenta-decadas-depois-de-sua-concretagem/20721

0 Compartilhamentos
Você pode gostar