formas para concreto

Formas para concreto usadas na construção civil

0 Compartilhamentos
0
0
0

As formas para concreto são elementos indispensáveis no processo de concretagem na construção civil.

Elas são as responsáveis por moldar o concreto e sem elas fica praticamente impossível fazer lajes, colunas, pilares e paredes.

Isso significa dizer que elas têm como principal função garantir o formato aos elementos estruturais e as dimensões necessárias, além de:

  • garantir a segurança do concreto fresco aplicado;
  • possibilitar a colocação de outros elementos na peça, como construir furos de passagem, colocação de armadura e materiais para instalação elétrica e hidráulica.

Dependendo do planejamento da obra, do sistema, das técnicas e estratégias construtivas, existem tipos diferentes de formas para serem usados e cada um deles tem a sua função.

Vamos conhecer os diferentes tipos de formas de concreto utilizados na construção civil? Continue a leitura.

 

Veja os principais tipos de formas para concreto usadas na construção civil 

concreto

Existem fatores na construção civil que determinam qual a forma de concreto ideal para ser utilizada em cada obra.

Alguns desses fatores são:

  • a estrutura a ser construída:
  • quantidade necessária de reaproveitamento de uma mesma forma;
  • cronograma e local da obra, 
  • disponibilidade de transporte vertical ou horizontal,
  • espaço disponível no interior da obra para que elas sejam armazenadas. 

Vamos, então, conhecer os principais tipos de formas para concreto usados na construção civil.

São eles:

 

Formas de madeira

As formas de madeira são as mais utilizadas na construção civil e as mais simples de serem construídas e podem ser fabricadas no próprio canteiro.

Essas peças são normalmente usadas em pequenas ou médias obras, quando a concretagem ocorre poucas vezes e são dimensionadas conforme as cargas e pressão do concreto, o que varia de acordo com cada obra.

 

Metálicas 

Da mesma forma que os diferentes tipos de aço são muito aplicados na construção civil, as formas de concreto metálicas estão muito presentes nas obras. Elas são mais resistentes e podem ser reutilizadas várias vezes. Porém, são mais caras.

O uso das formas metálicas é recomendado quando a concretagem exige muita precisão, como utilização de pré-moldados.

 

PVC

As formas para concreto em PVC também estão presentes na construção civil e são produzidas em plástico resistente que suportam as agressões e umidade dos canteiros.

As formas em PVC são bem usadas na hora de concretar lajes nervuradas, por exemplo, estando presentes também em lajes maciças e paredes.

 

Papelão

Apesar da construção civil buscar a cada dia alternativas sustentáveis, as formas de papelão tem grande utilidade no caso de concretagem de estruturas circulares. 

Por serem flexíveis, necessitam apenas de estruturas de posicionamento e prumo, desfazem-se no desmolde e são descartáveis após o uso.

 

Vidro

O sistema de formas de concreto produzidas em fibras de vidro aceita qualquer tipo de concreto e pode ser reutilizado centenas de vezes. 

Com alto poder de resistência à pressão do concreto, esse material não enferruja e é mais leve, além de dispensar os tradicionais travamentos.

 

Como você pode observar, algumas formas para concreto são mais indicadas para estruturas mais sensíveis, outras para formatos geométricos mais complexos. Também existem aquelas que podem ser reutilizadas, bem como as descartáveis.

Fazer a escolha certa pode evitar prejuízos financeiros e garantir os resultados desejados na concretagem.

Agora que você conferiu os tipos de formas para concreto usados na construção civil, que tal se cadastrar no portal do Parceiro da Construção e ter acesso aos diversos cursos que oferecemos 100% online e gratuitamente?

cta acessando parceiro da construção

0 Compartilhamentos
Você pode gostar