Smiling engineer shaking hands at construction site with happy architect. Handshake between cheerful african construction manager with businessman at bulding site. Team of workers with architects and contractor conclude an agreement with safety uniform.

O impacto do Marketing Pessoal nas vendas

0 Compartilhamentos
0
0
0

Você sabia que a estratégia usada por celebridades pode ser uma alavanca de vendas para o seu negócio? O Marketing Pessoal utiliza ferramentas do marketing tradicional para a promoção do indivíduo. Isso quer dizer que você se torna referência no assunto e, consequentemente, as pessoas se sentem atraídas a comprar.

A promoção pessoal propõe ganhar mais visibilidade e reputação para o negócio. A partir disso, constrói-se uma audiência qualificada de pessoas que querem comprar de você, além de atrair novos negócios para a sua empresa.

Essa tarefa, produzida principalmente a partir dos meios digitais, fortalece o nome e a imagem do profissional, ajudando até em momentos de crise. A autoridade é sempre referência, mesmo em momentos difíceis.

O importante é entender que a sua imagem está ligada diretamente ao profissional e à empresa. Quando o pessoal é bem desenvolvido e todo mundo entende isso, a marca tende a ganhar ainda mais relevância, já que alguém de competência e autoridade a representa.

Trabalhando o Marketing Pessoal

Você deve ter percebido o quão importante é desenvolver o Marketing Pessoal a fim de estabelecer uma relação de autoridade no assunto. Dessa forma é possível aumentar as vendas, já que o público conhece bem a figura por trás de uma empresa ou serviço.

Proposta Única de Valor

O primeiro passo para trabalhar o Marketing Pessoal é construir a sua Proposta Única de Valor. Basicamente, é o fator que vai dizer o que você faz de diferente da concorrência. O que será que você entrega e os outros não?

É hora de colocar no papel e começar a pensar. Como você ajuda o seu público a agregar valor? Qual ou quais as principais dores que você procura sanar? Reforce o seu valor e descreva o seu diferencial competitivo.

Essa é uma fórmula simples, mas que deve ser pensada e estudada muito bem. Precisa ser dita de cabeça, com confiança e sem dúvidas daquilo que você faz.

Olhe para os lados

Quando um negócio começa, normalmente há um estudo sobre a concorrência, mercado, o que os consumidores procuram, como compram, e por aí vai. O Marketing Pessoal também deve seguir essa premissa de “olhar para os lados”, também conhecida como a técnica do rapport.

Um bom começo para estruturar a sua imagem pessoal é olhando quem faz direito, quem estabelece um papel de liderança admirável. Liste profissionais que você admira e que desempenham um bom trabalho de marca pessoal, dentro e fora da área.

Faça uma análise dessas pessoas que são vozes, como se comportam e estratégias do tipo:

  • Quais canais digitais utilizam;
  • Com que tipo de tom se comunicam;
  • Como segmentam seu público;
  • Que tipo de conteúdo produzem, a cadência, dentre outros;
  • Como rentabilizam a audiência.

O segredo em observar é se perguntar como essas pessoas se destacam na área em que atuam. Pense nas estratégias, no comportamento, tom de voz, a relação com a marca e leve em conta o exame que propomos acima. Assim você também pode começar a pensar e treinar estratégias de promoção pessoal. 

Estratégias para melhorar sua marca pessoal

O ponto principal do Marketing Pessoal é lembrar que pessoas compram de pessoas, por isso é importante pensar na marca pessoal em conjunto com a empresa. Muitas marcas são lembradas por indivíduos que são vozes dentro delas. Um atendimento ruim já é pretexto para o cliente não voltar, e pior, ser um propagador dessa experiência.

Então, crie uma relação de confiança e segurança com a pessoa física. Esse consumidor, se bem cuidado, transfere essa confiabilidade para o produto, serviço ou marca.

Estar onde o seu público está é ter uma proximidade especial e estratégica. Quem decide onde quer comprar e ser atendido é o cliente, não o lojista. Não perca espaço para o seu concorrente e nem deixe de estar próximo.

Como alguém pode desenvolver o Marketing Pessoal e não estar onde o seu público está? Então, estude onde o seu cliente prefere tirar dúvidas ou fazer negócio. Seja solícito e esteja perto.

Outra estratégia é fazer networking. Essa é uma das mais importantes alavancas de crescimento com as quais você pode contar. Cultive relacionamentos, pois eles certamente produzirão frutos. 

Manter contato e gerar valor são significativos e melhoram a marca pessoal. Lembre-se de que você também precisa de pessoas. É uma troca. Utilize a internet para produzir materiais de qualidade e aproveite para se relacionar com pessoas que influenciam positivamente. 

Presença digital – dicas

Esse é um módulo bônus, no estilo dicas. Para que a sua marca pessoal seja promovida é preciso alguns cuidados como você tem percebido. A internet é um ótimo meio para crescer e espalhar conteúdos relevantes e marcar território.

Confira essas dicas especiais para aproveitar o meio digital e levar o seu nome e trabalho para mais pessoas.

Confira:

Consistência

  • Tenha fotos profissionais;
  • Identidade visual nas redes e demais materiais;
  • Presença nas Redes Sociais;
  • Site profissional com o seu nome.

Credibilidade

  • Colha depoimentos do público;
  • Tenha recomendações das pessoas que compram de você;
  • Apresente seus clientes e portfólio;
  • Histórico de resultados.

Pessoal x profissional

  • Vida profissional e pessoal se misturam na internet;
  • O público quer conhecer suas realizações profissionais, mas também seu lado pessoal – isso gera identificação.
  • Cuidado com o que você publica – uma vez postado, será muito difícil apagar de vez.

Conteúdo

  • Produza conteúdo de qualidade;
  • Sempre vai ter alguém que precisa do seu conhecimento;
  • Invista em blog e Redes Sociais;
  • Esqueça a vergonha e comece com o que você sabe e no formato que mais se identifica.

Pronto para começar a cuidar da sua imagem? Afinal é o que mais importa! O Marketing Pessoal pode abrir portas e te levar a outro patamar profissional. Seja autoridade, gere conteúdo e cative pessoas por meio do seu trabalho.

Quer aprender mais? Não perca o novo curso gratuito do Parceiro da Construção sobre Fundamentos do Marketing Pessoal com Raphael Lassance. Clique no banner abaixo e inscreva-se.

 

0 Compartilhamentos
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode gostar