Conheça o passo a passo de como acabar com o mofo no teto. Uma situação comum em locais de grande umidade, principalmente quando há infiltrações na estrutura da construção.
Além de acabar com a origem da proliferação do fungo, é preciso reparar os danos causados ao teto, dando cara nova ao ambiente e evitando danos maiores à estrutura.
Para isso, é importante conhecer as etapas do procedimento e os materiais a serem utilizados para cada fase do processo.
Neste post, explicaremos como acabar com o mofo no teto de forma prática e eficiente. Confira!
Dicas para lidar com o mofo no teto
Conviver com o mofo em um ambiente prejudica o bem-estar dos moradores e demais pessoas que frequentam o local.
Por isso, é preciso aplicar medidas que acabem com a presença do fungo na superfície, através de um procedimento realizado com cuidado e produtos que garantam bons resultados.
Para entender como lidar com mofo no teto de forma eficiente, confira nossas dicas.
Materiais
Antes de iniciar o processo de acabar com o mofo no teto, certifique-se de que tem em mãos todos os materiais necessários para realizar o procedimento com qualidade e eficácia.
Para iniciar o processo, você precisará de:
- plástico, para cobrir os móveis e o chão do ambiente,
- escada,
- um balde vazio,
- um balde com água,
- desempenadeira,
- trincha,
- espátula,
- broca misturadora,
- argamassa de qualidade,
- Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), como luvas e máscara.
Lembre-se de optar por produtos de origem confiável, que promovam uma aplicação mais fácil e tenham boa durabilidade.
No caso da argamassa, por exemplo, recomendamos a recupera rodapé quartzolit, que tem aplicação simples e um excelente acabamento.
Embora, nesse caso, a aplicação seja feita no teto, o produto é uma argamassa polimérica impermeabilizante, indicada para superfícies comprometidas pelo mofo e pelo bolor, quando o reboco da estrutura continua íntegro, sendo necessário reparar a pintura.
Plastificação do local
Com os materiais certos em mãos, você já pode acabar com o mofo no teto.
A preparação do local é parte importante do processo, para evitar que o espaço seja prejudicado durante a aplicação dos produtos.
Para isso, basta estender plástico no ambiente, protegendo móveis e superfícies.
Raspagem
Em seguida, é preciso raspar a superfície, de modo a retirar a pintura antiga, comprometida pelo mofo no teto.
É fundamental realizar essa etapa com atenção, certificando-se de que não há resíduos de tinta no local que possam prejudicar a aderência dos produtos aplicados.
Preparação da superfície
Após raspar a camada solta de tinta, utilize a trincha para remover o pó e demais resíduos da pintura que restam na superfície.
Antes de aplicar a argamassa, ainda é necessário umedecer o local em que ela será depositada, jogando água com a ajuda da trincha.
Preparação e aplicação de produto
Para preparar a argamassa, basta depositar o pó do produto em um balde vazio e despejar a quantidade de água indicada na embalagem, misturando ambos com a ajuda de uma broca misturadora.
Finalizando o processo de acabar com o mofo no teto, a aplicação da argamassa é bastante simples e depende apenas do uso da desempenadeira para depositar o produto na superfície.
Gostou das nossas dicas? Para mais conteúdos como esse, conheça o portal do Parceiro da Construção!
Oferecemos cursos na área de Construção Civil, além de empreendedorismo e gestão, para que você se atualize em cada um desses ramos e aprimore o seu currículo.
Visite nossa página e confira mais informações.