tipos de fundações

Você conhece os tipos de fundações?

0 Compartilhamentos
0
0
0

Você conhece os tipos de fundações existentes e como escolher a mais adequada para o seu projeto?

A fundação é uma das primeiras ações a serem realizadas em uma obra, pois é através dessa estrutura que será possível distribuir os carregamentos, ou seja, o peso dos materiais no solo de construções, nos:

  • prédios;
  • casas;
  • pontes;
  • todo tipo de edificação.

A escolha depende de uma série de variáveis que envolvem as características do solo, projeto estrutural, materiais a serem utilizados e o peso da edificação.

Portanto, essa estrutura precisa estar adequada para suportar as ações do vento, empuxos e sobrecargas.

Neste post, apresentaremos os tipos de fundações e como escolher a apropriada para garantir segurança e estabilidade à edificação a ser construída. Continue lendo e saiba detalhes a esse respeito!

 

O que é fundação em uma obra?

fundações

Os projetos das obras são realizados de cima para baixo em uma edificação, no entanto, a sua execução, obrigatoriamente precisa ser desenvolvida no sentido contrário.

Daí então, as obras iniciam-se sempre nesse setor, onde a escolha entre os tipos de fundações é fundamental para se alcançar os resultados.

Infelizmente, acidentes graves causando perdas materiais e óbitos são noticiados pela mídia, quando em muitos casos desabamentos ocorrem em função de erros e falhas no projeto de fundação. 

Essa etapa é a responsável pela sustentação da edificação, portanto, uma grande responsabilidade de todos os envolvidos nessa fase do projeto.

Por falar em responsabilidade, assista nosso vídeo que apresenta bons motivos para que você invista em si mesmo e se atualize a respeito das técnicas e novos produtos que surgem todos os dias na construção civil:

Quais os tipos de fundações?

Existem dois tipos de fundações: a rasa e a profunda, também conhecida como indireta.

A fundação rasa é aquela onde a escavação atinge até 3 metros de profundidade e é voltada para casas de até 2 pavimentos que possuem solos com boa resistência.

Essa fundação é dividida em 4 subtipos:

  • sapata isolada – para terrenos resistentes e com solo firme;
  • sapata corrida – trata-se de uma estrutura contínua comum na construção de muros, paredes de reservatórios e casas com pequenos vãos;
  • bloco de fundaçãoestrutura que não utiliza armaduras e dimensionadas para que as tensões sejam resistidas pelo concreto;
  • radier – trata-se de uma placa de concreto armado ou protendido localizado abaixo da construção e em contato direto com o solo.

A fundação profunda ou indireta é aquela onde os solos superficiais são pouco competentes, ou ainda, quando os carregamentos horizontais são bastante superiores quando comparados com os verticais.

São divididas em 3 subtipos:

  • estaca – são estruturas cravadas de modo a alcançarem um solo mais competente, quando normalmente a profundidade ultrapassa os 3 metros;
  • tubulões – elementos cilíndricos utilizados a céu aberto ou sob ar comprimido;
  • caixões – possuem forma prismática, concretados na superfície e instalados por escavação interna.

 

Como escolher a mais adequada?

O projetista da fundação é o profissional responsável em realizar a melhor escolha para a obra a ser construída.

A opção por um dos tipos de fundações se dá a partir de uma avaliação técnica, onde precisam ser considerados:

  • segurança;
  • técnica de execução;
  • cronograma;
  • custo.

A avaliação precisa ser realizada obedecendo essa ordem, quando em muitas situações torna-se necessário investimentos maiores nas fundações em função de cronogramas que precisam ser atendidos e especialmente em razão da segurança.

Como se observa, são muitas as responsabilidades que envolvem o profissional da indústria da construção civil, portanto, é fundamental a busca pelo conhecimento e aprimoramento, garantindo qualidade e a satisfação dos clientes.

 

Call To Action/Chamada Para a Ação

 

Agora que você sabe quais são os tipos de fundações existentes, faça o seu cadastro no Portal Parceiro da Construção e tenha gratuitamente à sua disposição dezenas de cursos de excelente nível que o ajudarão na sua formação profissional!

acessando parceiro da construção


Fonte:

https://www.bbc.com/portuguese/internacional-57609214

0 Compartilhamentos
Você pode gostar