Você sabe tudo sobre concreto? Esse material faz parte da história da construção civil e do cimento e, atualmente, é quase que impossível imaginar uma edificação sem a presença dessa mistura.
Alguns estudos apontam que lá na pré-história os homens primitivos perceberam que as pedras que ficavam próximas às fogueiras soltavam um pó e que essa substância endurecia com a ação do sereno, usando-as nas suas construções.
Para construir as estruturas faraônicas das pirâmides do Egito foram usadas misturas feitas a partir do gesso calcinado. Já nas edificações do Império Romano utilizou-se uma liga feita com a junção de cal hidratada e cinza vulcânica.
À medida que o homem evoluiu, o concreto também ia se aprimorando e, em 1824, o empresário Joseph Aspdin obteve um material queimando argila e calcário em elevadas temperaturas.
Joseph é considerado o inventor do cimento Portland, o material construtivo mais consumido no mundo, segundo uma matéria publicada na Revista Concreto e Construções, do Instituto Brasileiro do Concreto (Ibracon).
Quer saber mais sobre o concreto utilizado atualmente no dia a dia da construção civil? Continue a leitura.
O que é concreto?
Concreto é a massa obtida a partir da mistura:
- do cimento;
- água;
- agregados (britas ou areia);
- aditivos, como modificadores de pega, plastificantes ou redutores de água;
- incorporadores de ar.
Nessa definição, é preciso saber diferenciar o uso do cimento e da argamassa.
Ou seja, o cimento é usado para fazer o concreto que será usado para assentar blocos e criar a massa do reboco.
Já a argamassa também é uma mistura de cimento, mas utilizada para assentar pisos e azulejos na obra ou reforma.
Quer saber mais sobre argamassa? De play e assista o vídeo do Parceiro da Construção.
Nesse vídeo você aprende tudo sobre as argamassas. Dê play e assista.
Quais os tipos de concreto existentes?
O processo de mistura para fazer o concreto pode ser manual feita no masseiro com o auxílio de pás e enxadas ou mecanizado que conta com o auxílio da betoneira.
É importante lembrar que pela complexidade das edificações atuais, normas e técnicas vigentes da construção civil fizeram com que houvesse exigências em relação ao concreto.
Uma delas é a NBR 6118, considerada a norma mãe, apresentando os requisitos exigidos para manter a qualidade da estrutura e medidas preventivas.
Essa e as demais normas dizem respeito aos diferentes tipos de concretos utilizados na construção civil, entre eles estão:
- concreto convencional;
- armado;
- bombeável;
- projetado;
- pesado;
- pré-moldado ou pré-fabricado;
- submerso.
Veja as características do concreto
Independentemente da aplicação existem duas características do concreto que sempre precisam ser consideradas, antes do pedreiro executar o assentamento da massa.
Resistência à compressão
A resistência à compressão é uma das propriedades mais importantes, já que ela está diretamente relacionada à segurança e a estabilidade estrutural da edificação.
Ela diz respeito a quanto o concreto consegue suportar de peso até o seu rompimento e geralmente seu teste é realizado no projeto estrutural.
Por isso, a resistência à compressão é uma das mais propriedades mais observadas no resultado da mistura e é medida por empresas especializadas, usando como referência MPa (MegaPascal).
Consistência
A consistência é outra característica de grande importância nas edificações e está diretamente associada ao teor de água da mistura com os materiais secos.
Ou seja, está relacionada com a mobilidade da massa e a coesão entre os seus componentes e é medida por meio de um ensaio de abatimento do concreto.
Esse método é Test e, geralmente, é feito no canteiro de obras e tem o propósito de aprovar ou não o material, antes que a mistura seja usada na edificação.
Como você pode observar, o concreto está presente na história da construção civil, na evolução do cimento e tornou-se indispensável em praticamente toda obra.
Agora que tal acessar nossa página, cadastrar-se no Parceiro da Construção e investir na sua qualificação profissional, de forma simples e gratuita?
Fontes:
https://www.historiadomundo.com.br/curiosidades/historia-do-cimento.htm
http://ibracon.org.br/publicacoes/revistas_ibracon/rev_construcao/pdf/revista_concreto_53.pdf