obra

Quais os principais serviços da construção civil?

0 Compartilhamentos
0
0
0

Quais os principais serviços da construção civil? Somente um profissional da área da construção civil sabe exatamente quais são todos os serviços que envolvem a execução de uma obra.

Quem contrata a realização de uma obra deseja que ela ofereça completa segurança estrutural, seja confortável e funcional. 

Construtores e profissionais do segmento sabem que uma edificação para ser segura, inteligente, funcional e confortável passa por várias etapas, que vão desde o projeto até o paisagismo e decoração final.

Todas essas etapas envolvem vários serviços, muitos profissionais e cada um deve ser especializado na sua área. 

Por isso, o setor da construção civil é um dos que mais emprega no Brasil, mas também é o que enfrenta o grande desafio de conseguir mão-de-obra qualificada, logo, quem se especializa tem grandes chances de boas colocações e melhores rendas.

Quer saber quais são os principais serviços que envolvem uma obra? Continue a leitura.

 

Tipos de serviços existentes durante a construção de uma obra

 

O Sindicato da Indústria da Construção Civil do Paraná (Sinduscon) revela que o setor da construção civil bateu recorde na criação de empregos no primeiro semestre de 2022, em um comparativo dos últimos dez anos. 

Nos primeiros seis meses de 2022, foram criados 184.748 novos empregos com carteira assinada, oportunizando vagas para diversos profissionais especializados, nas variadas áreas e para execução de serviços indispensáveis à edificação de uma obra.

Mas, afinal, quais são os principais serviços da construção civil?

 

Escavação

construção civil

 

A primeira etapa para a execução de uma obra, após o projeto concluído, é o serviço de escavação, que deve ser realizada após a limpeza de toda a área onde vai ser construída a casa ou edifício.

A escavação consiste na realização de furos e valas no solo para colocação de sapatas ou estacas que servirão para receber a fundação.

Por isso, antes de fazê-la, é preciso avaliar o solo e os terrenos vizinhos, para evitar qualquer dano ou riscos posteriores com a estrutura que será construída, ou com as edificações já existentes ao redor.

E a fundação? A fundação é o segundo passo e consiste na colocação das ferragens, que servirão de estrutura para receber a alvenaria.

Alvenaria

 

A alvenaria é o serviço da obra que consiste na colocação dos tijolos ou blocos, onde ela começa de fato a ser edificada.

É a parte que começa o chamado levantamento das paredes, iniciando pela externa e concluindo com as divisões internas dos ambientes projetados.

Concretagem

A concretagem é o processo final depois que as paredes são levantadas. 

Ou seja, ela vai servir como base para cobrir os tijolos ou blocos levantados e garantir mais estrutura na edificação. 

É a parte de cobertura das paredes, tetos e lajes, para que então possam receber o acabamento final, como pinturas, impermeabilizações, revestimentos, etc.

Abrimos um parêntese para dizer que nas divisões internas as paredes de Drywall são soluções inteligentes de construção a seco, que tornam todo o processo da obra mais rápido e barato, reduzindo inclusive o trabalho da concretagem.  

Acabamentos e revestimentos

Acabamentos e revestimentos estão entre os serviços finais de uma obra.

Nesse momento, chega a hora de profissionais especializados atuarem nos assentamentos de pisos cerâmicos ou laminados, azulejos e demais elementos que compõem o acabamento final de um ambiente.

Nessa hora, é importante destacar que o mosaico é um das opções mais pedidas por proprietários que desejam dar um toque especial na sua parede ou piso e o profissional especializado nessa área pode levar vantagem no seu currículo.

Conheça o Parceiro da Construção e saiba como você pode adquirir novos conhecimentos e especializar-se nos mais diversos serviços que envolvem a construção assistindo o nosso vídeo. 

 

 

Por que se especializar?

construtor drywall

Falamos no início que o setor da construção civil está entre os que mais emprega e também enfrenta sérias dificuldades para encontrar profissionais qualificados, logo, quem busca especializar-se fazendo cursos tem diferencial para ganhar o mercado.

Vimos também que são vários os serviços na construção civil e diversas são as oportunidades para especialização em uma ou mais áreas. 

Um pedreiro azulejista, por exemplo, pode se especializar em ser pastilheiro ou ter como diferencial especializações em criações de mosaico ou pedras decorativas.

As chances de crescimento e de sucesso na área da construção civil acontecem para o profissional que está sempre atualizando-se sobre as novidades do mercado e buscando a cada dia se aperfeiçoar, independentemente do serviço que ele executa.

Afinal, todas as tarefas na obra são essenciais, como acabamos de ver.

Nessa hora, conte com o Parceiro da Construção, há anos estamos do seu lado, para levar conhecimento e acelerar o seu crescimento profissional e ajudar você na sua realização pessoal.

O Parceiro da Construção é uma plataforma direcionada ao profissional da construção civil. Oferecemos vários cursos inteiramente online, gratuitos e com certificado sobre diversos temas que qualificam o profissional dentro do setor. Não deixe de conhecer, acesse aqui!

0 Compartilhamentos
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode gostar