profissões

Quais são os profissionais que trabalham na construção civil?

0 Compartilhamentos
0
0
0

Você sabe quais são os profissionais que trabalham na construção civil? A construção civil está entre os segmentos que mais emprega no Brasil e que mais enfrenta dificuldades quando o assunto é qualificação profissional para atender a sua demanda.

Segundo o portal do Sindicato da Indústria da Construção do Estado de Alagoas (Sinduscon), em junho de 2020 o setor da construção civil contava com 1,926 milhão de trabalhadores com carteira assinada, já em abril de 2022 esse número subiu para 2,428 milhões de empregados.

Quando falamos de construção civil e de obra, o cenário é muito abrangente e abre um leque muito grande de oportunidades e possibilidades de trabalho para variados cargos em diversas áreas, que vão desde o projeto até o último detalhe do acabamento. 

Por outro lado, a contratação tem se apresentado como um dos maiores desafios dos empregadores, porque faltam profissionais qualificados para as diversas etapas que envolvem a obra.

Quer saber quais são os profissionais que trabalham em uma obra e qual a importância da qualificação para você conseguir excelentes colocações e ótimos salários? Continue a leitura.

Profissões que atuam na construção civil

 

bom atendimento construção

Uma obra pode ser uma edificação residencial ou comercial, uma estrada, um viaduto, estádio, shopping, ponte e muitas outras edificações.

Independentemente de qual tipo seja, ela envolve etapas que vão desde o projeto até o último detalhe do acabamento. Por isso, toda obra exige uma quantidade grande de profissionais com especializações diversas.

Segundo o Sinduscon Alagoas, as áreas da construção civil que mais geraram empregos nos últimos semestres foram:

  • construção de edifícios, 40,7% das vagas oferecidas,
  • serviços especializados para a construção, 37,90%,
  • obras de infraestrutura, 21,40%.

 

Mas, afinal, quais são os profissionais que trabalham na construção civil?

Arquiteto: responsável pelo desenvolvimento do projeto.

Engenheiro: acompanha a execução da obra,

Mestre de obras: atua no canteiro, é o encarregado de delegar e comandar toda a equipe atuante na obra. É o braço direito do engenheiro.

Encarregado geral: é o líder de equipes específicas, como a de pedreiros, armadores, pintores e outros profissionais.

Armador: é especializado em montar e aplicar toda a estrutura de ferro que será utilizada na obra, para posteriormente receber o concreto.

Carpinteiro: especialista em lidar com toda a parte que envolve madeira.

Pedreiro: atualmente esse profissional é contratado a partir da sua especialização, que pode ser: pedreiro azulejista, de acabamento, de manutenção, de alvenaria, e de obra de arte corrente (especializado na construção de redes de drenagem pluvial e esgoto, galeria, drenos profundos, valetas, bueiros e caixas).

 

Além desses profissionais, existem outros indispensáveis na obra. São eles:

  • encanador,
  • eletricista,  
  • calceteiro, 
  • gesseiros, 
  • pintores, 
  • ajudantes de pedreiro.

 

Diante de tantos cargos existem cursos que são indispensáveis para o profissional que quer mais qualificação para ganhar o mercado de trabalho.  

 

Quais as características dos profissionais que trabalham com construção civil?

É importante destacar que toda a profissão tem o seu papel essencial durante as etapas de uma edificação, por isso são super valorizadas no mercado.

Por outro lado, o exercício do trabalho precisa ser realizado com seriedade e comprometimento, além de conhecimento específico por parte do profissional, especialmente na área que ele atua.

Por isso, umas das principais características de um profissional da construção civil, independentemente do cargo, é ele estar constantemente atualizado com as novidades do mercado e buscando se aperfeiçoar na sua área. 

Nessa hora, conheça o Parceiro da Construção. Dê play e saiba como você pode se especializar em várias áreas do segmento gratuitamente e conquistar certificados que farão a diferença no seu currículo.

 

Por que investir em uma qualificação na área?

Como você pode observar, são várias as oportunidades de trabalho em um dos segmentos que mais cresce no país, que mais oferece vagas de trabalho e abre grandes chances de crescimento profissional.

O Parceiro da Construção está ao seu lado, oferecendo inúmeras oportunidades de capacitações e especializações.

Oferecemos uma variedade de cursos, todos online, gratuitos e com certificados,  para você se especializar, melhorar o seu currículo e alcançar uma boa colocação no mercado da construção civil.

Comece hoje mesmo. Cadastre-se gratuitamente e acelere o seu crescimento profissional com os cursos oferecidos pelo Parceiro da Construção, acesse aqui!

 

0 Compartilhamentos
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode gostar