mofo na parede

Como eliminar o mofo no rodapé?

0 Compartilhamentos
0
0
0

Muitas pessoas buscam saber como eliminar o mofo no rodapé  ou em qualquer outro lugar de uma edificação, que além de comprometer o visual, prejudica a saúde dos usuários do imóvel.

Quem trabalha com construção civil sabe que o mofo é causado por fungos e que eles se reproduzem com mais intensidade em ambientes frios e úmidos.

Mas o bolor também pode ser sinal de infiltrações ou vazamentos na estrutura do imóvel.

Em especial em construções térreas, o mofo no rodapé é uma situação muito comum e isso acontece porque a umidade natural do solo pode subir pelo alicerce e infiltrar-se na superfície, principalmente se ela não receber um bom sistema de impermeabilização na sua fundação.

O contato com água da chuva de forma constante e a falta de impermeabilizantes eficazes também favorece o bolor, mofo e manchas de umidade.

Por isso, preparamos um texto para ajudar você a eliminar o mofo no rodapé de ambientes. Quer saber como fazer isso? Continue a leitura.

 

Aprenda a acabar com o mofo no rodapé

Mofo no rodapé desvaloriza o imóvel, compromete a estética e beleza de todo o ambiente e prejudica a saúde, favorecendo o desenvolvimento de doenças respiratórias ou agravando quadros de asma, rinite, alergias, etc, para quem já sofre do problema.

Apenas a higienização e limpeza da superfície não são suficientes para resolver o problema e por vezes os fungos se proliferam rapidamente, comprometendo boa parte da parede.

Para acabar com o mofo o processo é simples, mas exige muita atenção do pedreiro e para ajudar você preparamos um passo a passo de como fazer.

Você vai precisar:

 

Materiais

O primeiro passo é se munir de todos os materiais que possivelmente você irá usar durante a tarefa, começando por um bom pedaço de papelão para isolar a área onde você irá trabalhar.

Você irá precisar também de:

Você vai precisar também do conjunto de EPIs para a sua segurança, como óculos, máscara, luvas, calçado adequado e entre outros que se fizerem necessários.

Teste de percussão 

O trabalho para eliminar o mofo no rodapé deve iniciar com o teste de percussão, ou seja, as conhecidas batidas na superfície danificada pela umidade, para saber se a superfície está oca ou boa.

Tudo que estiver oco, você deve remover.

Destacamos que, em especial, profissionais que realizam cursos e capacitam-se têm mais facilidade para fazer o teste e identificar as partes ocas e as boas do reboco.

Remoção da tinta e do reboco se precisar

Muitas vezes o problema de umidade afeta apenas a superfície que recebeu a tinta, fazendo-a descolar facilmente e, quando isso acontece, essa camada deve ser toda removida e você pode fazer isso com a espátula mesmo. Nesse caso, o ideal é usar o Recupera Rodapé Quartzolit sobre o reboque íntegro. 

No entanto, existem casos em que a umidade também compromete o reboco, deixando-o oco. 

Quando isso acontece, o reboco também precisa ser removido, ou seja, você precisa quebrar toda a parte oca dele e deixar apenas a parte da alvenaria.

 

Limpeza da superfície

mofo na parede

 

Retirada a placa de pintura e quebrado o reboco é hora de realizar uma limpeza de toda a superfície danificada e trabalhada.

Você pode passar uma vassoura no local, ou mesmo limpar com o pincel para retirar os excessos de pós que ficam nos tijolos. 

Feito isso, você irá umedecer um pedaço de espuma e molhar toda a área que receberá o novo reboco.

 

Preparação de produto e aplicação

Agora é hora de preparar o produto que será aplicado onde o reboco contaminado foi quebrado e eliminado.

Nesse caso, é indicado usar o Reboco Impermeável Quartzolit, de fácil preparo e aplicação, por ser impermeável impede que o problema de mofo no rodapé retorne.

Para preparar a massa, você precisa apenas do balde, água e um misturador. 

Feito isso, é hora de começar a aplicação. 

Em alguns casos, para conseguir a mesma espessura do reboco antigo que já está na parede, onde foram quebradas algumas partes, é necessária mais uma aplicação. 

Como fazer a segunda aplicação do Reboco Impermeável Quartzolit?

  • espere a primeira camada aplicada ficar um pouco mais firme,
  • use a régua de alumínio e faça os acertos possíveis no reboco que você aplicou,
  • aplique a segunda camada.

Reforçamos que a segunda camada geralmente é mais fina que a primeira, ela é feita apenas para nivelar a parte do reboco que foi quebrado com o restante que ficou na parede e que não foi avariado pela umidade e pelo mofo no rodapé.

 

Acabamento

Aplicada a segunda demão do reboco mais uma vez, você vai usar a régua de alumínio para regularizar toda a superfície que recebeu o novo produto.

Feito isso, pode usar a sua desempenadeira para fazer o devido alisamento da parede.

Tudo pronto, o ideal é esperar sete dias, tempo certo para a cura de todo o reboco colocado, para iniciar o passo a passo do processo de aplicação de tinta.


Viu que com os materiais certos e produtos adequados é possível eliminar o mofo no rodapé?

Agora, que tal acessar o site do Parceiro da Construção, cadastrar-se gratuitamente e investir no seu futuro? Isso, realizando os mais diversos cursos disponíveis para você, sem gastar nada para isso.

Rodapé_Blog_CTA_PDC

0 Compartilhamentos
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode gostar