Você sabe como fazer a manutenção no sifão da pia? Ele parece estar entupido e exala mau cheiro? Leia nosso post e saiba como resolver o problema!
Essa importante peça da cozinha faz com que a água utilizada no dia a dia dos afazeres domésticos seja direcionada para a tubulação.
Por ter um formato curvo, é muito comum acumular dejetos que venham a impedir a passagem da água, além de ser um potencial gerador de odores desagradáveis.
Para deixar a pia sempre em perfeitas condições e evitar esse tipo de problema, é recomendável que essa ação seja realizada periodicamente, porém, não se preocupe, pois o processo é rápido, fácil e traz excelentes resultados.
Separe este post entre os seus favoritos e quando precisar, basta consultá-lo para resolver de vez o problema no sifão da pia. Continue lendo e confira!
Como realizar a manutenção no sifão da pia?
O sifão da pia entupido é uma situação bastante desconfortável, pois, além da água não correr para a tubulação, um mau cheiro insiste em permanecer na cozinha, o que convenhamos, não é nada convidativo para a elaboração de um delicioso prato.
Vamos resolver essa situação agora mesmo, afinal, trata-se de um pequeno reparo que pode ser realizado rapidamente, portanto, anote o que será preciso para desentupir esse sistema.
Materiais
O primeiro passo é reunir todos os materiais necessários para que tenhamos sucesso e alcancemos os resultados desejados.
Possivelmente todo o material que utilizaremos estará disponível em sua casa, o que é um grande facilitador:
- plástico,
- balde,
- detergente neutro,
- escova,
- chave de boca,
- EPIs.
Coloque um plástico no piso de maneira que possa protegê-lo dos respingos que devem acontecer quando ocorrer a abertura do sifão da pia.
Em cima do plástico e bem debaixo da abertura da pia, deixe posicionado o balde, para que a água acumulada não venha a sujar toda a cozinha.
Na sequência, coloque o seu EPI (equipamento de proteção individual), ou seja, uma luva, para que as bactérias acumuladas nas peças não venham a causar problemas à sua saúde.
Tudo pronto para a operação limpeza, vamos a ela:
Remoção do sifão
A remoção do sifão da pia se faz nas duas pontas desse objeto, ou seja, primeiro junto a válvula da pia, tomando o cuidado para que o líquido que fica acumulado corra para dentro do balde.
Na sequência, desenrosque o sifão da tubulação de saída, novamente observando o cuidado de jogar os resíduos no balde e evitar sujeira.
Limpeza
Removido o sifão é hora de pegar a escova (a de dentes é uma boa opção para esse trabalho) e passar pela parte interna da peça, retirando a crosta que deve estar formada.
Não esqueça de usar a escova para realizar também a limpeza da saída do esgoto e da válvula da pia, deixando todo o conjunto livre dos dejetos.
Na sequência, deve-se fazer a limpeza de toda a peça, portanto, utilizaremos bastante água e o detergente neutro.
Esfregue bem as duas extremidades do sifão, lavando-o e limpando-o adequadamente, para na sequência deixar a peça de molho em um balde com água e detergente.
Reaplicação do sifão
Após o sifão da pia estar totalmente limpo, é hora de instalá-lo.
Não esqueça de recolocar as borrachas de vedação que já estavam na peça na sua retirada.
O processo de rosqueamento na válvula da pia pode ser complementado com a utilização da chave de boca, para que fique bem preso.
Esse mesmo procedimento você faz na saída do esgoto, instalando a peça e lembrando que é importante deixar uma curvatura, no mesmo formato que o sifão da pia se encontrava antes de ser retirado. Isso garante o bom funcionamento do sistema.
Qual a periodicidade da manutenção?
Agora que tudo está funcionando com qualidade, não esqueça de anotar em sua agenda que a manutenção desse sistema deverá ser realizada a cada dois meses.
Isso evita os problemas já mencionados e facilita a limpeza, pois não haverá um grande acúmulo de sujeira.
Agora que você já sabe o quanto é simples e fácil fazer a manutenção do sifão da pia, visite o Portal do Parceiro da Construção e conheça mais dicas para resolver pequenos problemas do dia a dia das residências!