orçamento

Como obter lucro em sua obra realizando uma boa gestão dos recursos?

0 Compartilhamentos
0
0
0

Você sabe como obter lucro em sua obra realizando uma boa gestão dos recursos? O sucesso na gestão de uma obra está diretamente ligado a um bom planejamento e ao gerenciamento dos recursos a serem utilizados.

Para isso, é fundamental que seja realizada uma previsão do que será preciso para se alcançarem os resultados e garantir o lucro na operação.

Portanto, deve-se realizar um estudo sobre o quanto será gasto com:

Essa ação, acompanhada pelo gerenciamento diário das tarefas, possibilita que o projeto seja entregue no tempo combinado e correções sejam realizadas a partir da identificação de possíveis problemas.

Neste post, apresentaremos a importância da gestão de recursos em obras e como essa ação colabora na obtenção do lucro. Continue lendo e saiba mais sobre esse importante assunto!

 

Qual a importância da gestão de obra?

cliente na construção civil

 

A gestão, conforme já mencionado, possibilita que se tenha uma previsão a respeito dos custos e permite que essas despesas sejam controladas durante o transcorrer dos trabalhos, evitando desperdícios e localizando situações que estejam fugindo do planejado.

A partir desse gerenciamento, reduzem-se substancialmente os desperdícios de materiais e ocupa-se a mão de obra disponível de forma otimizada.

Não são raros os casos em que se observa a perda de materiais, onde, na maioria das vezes, ocorre:

  • compras acima do necessário,
  • estocagens indevidas causando danos e perdas,
  • materiais utilizados da forma errada,
  • desperdícios em função de materiais serem confundidos com resíduos.

 

Por trás de cada um desses problemas, verificam-se erros de gestão, ou seja, falta de controle, o não acompanhamento dos processos e tarefas, além da desorganização no canteiro de obras.

Fora o desperdício de dinheiro, a situação é agravada em função do retrabalho e desperdício de tempo, portanto, de recursos que vão comprometer a lucratividade do projeto.

Já que estamos tratando desse importante tema, assista nosso vídeo que apresenta a importância da gestão de materiais:

 

 

Por que realizar a gestão visando o lucro?

O lucro é o maior objetivo de uma empresa privada, pois é através dele que se consegue atender as expectativas de todos os envolvidos na operação, como, por exemplo:

  • pagamento dos fornecedores,
  • salários dos colaboradores,
  • retorno do capital investido.

Uma empresa que não obtenha lucratividade nas operações está fadada ao insucesso, portanto, é através dela que muitas outras ações podem ser realizadas, quando então novos objetivos são alcançados.

No entanto, é preciso oferecer serviços e projetos dentro de valores que o mercado esteja disposto a pagar, ou seja, todos os cuidados com os custos é que poderão aumentar ou diminuir o lucro da operação.

Como realizar esse tipo de gerenciamento?

competências do futuro

 

Para que a gestão funcione, são necessárias as seguintes ações:

Estudo a respeito da obra a ser realizada, verificando se vale a pena assumir o compromisso ou se os problemas a serem resolvidos envolvem altos investimentos que podem não ser aceitos pelo contratante.

Portanto, uma avaliação criteriosa do que precisa ser realizado é fundamental para a apresentação de um orçamento que garanta a lucratividade da operação.

Outro ponto primordial está em desenvolver um orçamento de todos os gastos necessários para que se possa alcançar o sucesso.

A elaboração de um cronograma, sabendo quais profissionais precisam ser contratados e em que data devem estar a disposição para os trabalhos, bem como o controle sistemático de recebimento dos materiais, é outro fator decisivo para alcançar os objetivos.

Não esqueça de projetar esse tempo com alguma folga, pois os imprevistos podem acontecer.

Por fim, vem o acompanhamento diário da obra, envolvendo a análise das tarefas realizadas e recursos usados no dia a dia da operação. A falta desse controle pode comprometer o projeto e inviabilizar a operação.

Como se observa, fazer a gestão de recursos de uma obra exige conhecimento, disciplina e dedicação, portanto, se você deseja obter lucro em suas operações, precisa estar atento a esse assunto.

Para ajudá-lo, o Parceiro da Construção coloca-se à disposição, oferecendo materiais de apoio, conteúdos relevantes a respeito do assunto e cursos gratuitos que podem facilitar a busca pelo conhecimento. Acesse nosso portal e saiba mais a respeito!

0 Compartilhamentos
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode gostar