vedação janela

Saiba como fazer uma boa vedação de janela

0 Compartilhamentos
0
0
0

Você sabe como fazer uma boa vedação de janela? Este é um assunto que precisa ser prioritário nos mais diversos ambientes, pois a infiltração e o vazamento de água trazem sérios problemas.

Além da má aparência das paredes em função das conhecidas infiltrações, são grandes os riscos para a saúde daqueles que convivem nos espaços tomados por essa situação.

Para completar, o mofo se desenvolve e acaba tomando conta dos móveis, causando também um desagradável odor que compromete a qualidade de vida das pessoas, como resultado, surgem:

  • alergias,
  • sinusite,
  • insuficiência respiratória,
  • pneumonia.

Neste post, apresentaremos o que fazer para providenciar a vedação de janela e livrar-se desse sério problema que pode ser solucionado com facilidade e de maneira rápida. 

Continue lendo e obtenha um passo a passo do que fazer a esse respeito!

 

Principais problemas da má vedação de janelas

vedação de janela

A má vedação de janelas ocorre quando os devidos cuidados não são tomados no processo de construção de um imóvel, possibilitando a umidade e suas consequências.

O uso de materiais inadequados ou de qualidade duvidosa no processo de vedação cedem e possibilitam que a água da chuva adentre ao ambiente através das frestas que surgem com o passar do tempo.

Outro problema diz respeito a serviços realizados com pressa e sem os devidos cuidados, quando em pouco tempo os problemas aparecem.

Como já mencionado, a falta de vedação adequada acaba resultando em:

  • manchas nas paredes,
  • bolor e mofo,
  • problemas para a saúde dos ocupantes desses espaços.

 

Aprenda como fazer a vedação de janela

Se você está convivendo com essa situação, aprenda agora como fazer a vedação de janela e resolver o problema com facilidade e de maneira rápida.

Antes disso e por falar em problemas envolvendo infiltrações, assista nosso vídeo que mostra como preparar a superfície de uma laje para resolver esse tipo de situação:

 

 

Materiais necessários

O primeiro passo no processo de vedação de janela é reunir os materiais que serão utilizados neste trabalho, portanto, providencie:

  • luva (equipamento de proteção individual),
  • espátula,
  • pincel,
  • escada,
  • silicone.

A luva é fundamental para evitar cortes e especialmente o contato com bactérias que se produzem nos ambientes úmidos. Apesar de invisíveis, esses microorganismos são perigosos e podem dar origem a sérios problemas.

Também é muito importante escolher o produto adequado para a operação, pois é ele que será o vedador das janelas, ou seja, fará a contenção da água da chuva.

Para isso, vale a pena usar o silicone neutro multiuso quartzolit, um produto desenvolvido exatamente para essa função, ou seja, a melhor opção de vedação para:

  • juntas de construção,
  • instalações de vidros, madeiras e esquadrias.

 

Remoção de produtos antigos

Tendo os materiais em mãos, a primeira etapa diz respeito à remoção do produto antigo que foi aplicado na janela.

Utilizando a espátula, é possível realizar esse trabalho, retirando o “grosso” do produto que havia sido aplicado na época da instalação.

Usando o pincel, faz-se o acabamento da remoção, ou seja, retira-se as impurezas e os detritos menores que ainda ficaram no local.

Com o uso da escada, toda a estrutura da janela deverá sofrer esse processo, portanto, além do parapeito, “capriche” também na limpeza das laterais e na parte superior da estrutura.

A remoção do produto antigo permitirá que o silicone neutro multiuso quartzolit possa aderir bem na estrutura e garantir a qualidade da tarefa.

É importante lembrar que a limpeza e remoção deverão ser realizadas pela área interna e externa da janela.

 

Aplicação do silicone

Com a área completamente limpa e livre dos resíduos do produto antigo, é hora de fazer a aplicação do silicone.

Após aplicar o produto em torno de toda a janela (parte interna e externa), com o dedo pressione o silicone para que penetre em todas as frestas que eventualmente ainda tenham ficado à mostra.

Procure verificar a previsão do tempo, para que o silicone possa ficar durante 24 horas em repouso e secando, portanto, o ideal é realizar o serviço com tempo bom e sem previsões de chuva.

 


Como você percebeu, não é difícil resolver a situação e evitar as infiltrações, no entanto, é necessário atentar para os detalhes da aplicação e especialmente utilizar produtos que comprovadamente garantem a vedação da estrutura.

Agora que você sabe mais sobre vedação de janela, acesse o Portal do Parceiro da Construção e conheça outras dicas importantes que colaboram com reparos que facilmente podem ser realizados!

Rodapé_Blog_CTA_PDC

0 Compartilhamentos
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode gostar