importância do aço

Qual a utilidade do aço na construção civil?

1 Compartilhamentos
0
0
1

Você sabe qual a utilidade do aço na construção civil? Quase impossível imaginar como seria o trabalho da construção civil sem a utilização do aço para ajudar na edificação de prédios, pontes, viadutos, casas e outras obras.

Considerado uma das principais matérias-primas da construção civil, o aço está amplamente presente em:

  • armaduras de concreto,
  • estruturas metálicas,
  • fundações.

Existem tipos diferentes de aço e tanto o arquiteto quanto o engenheiro e o armador sabem que essas estruturas podem ser aplicadas para formar o corpo estrutural da edificação, como vigas, pilares, treliças, etc, ou como armadura de concreto.

No Brasil, em especial, o aço está muito presente no chamado concreto armado, onde o material é colocado na estrutura para que ela tenha mais resistência e tração. 

Em relação ao aço usado para armaduras de concreto, a NBR 7480 se refere a eles como vergalhões e o material deve possuir diâmetro nominal igual ou superior a 6,3mm.

Logo, é preciso conhecimento técnico tanto na escolha quanto na utilização adequada da matéria-prima.

Quer conhecer mais sobre a utilidade do aço na construção civil? Continue a leitura.

 

Importância do aço na construção civil

importância do aço

O aço é um elemento muito versátil, seguro e resistente, também apresenta excelente aderência e deformações compatíveis com o concreto, por isso é indispensável nos mais diversos projetos da construção civil.

Além disso, o material é até 30% mais leve que o concreto, assim ele oferece maior facilidade de transporte e manuseio. A sua utilização também:

  • reduz o número de pessoas para a realização do trabalho,
  • diminui o tempo para realização da obra,
  • resulta em menos custos.

Vale destacar ainda que o aço é um material que pode ser 100% reciclado, por isso causa menor impacto ao meio ambiente. Da mesma forma que apresenta  alta durabilidade e menor necessidades de manutenção, o que resulta em diminuição de custos e mais lucro.

Logo, a utilização do aço pode deixar o seu orçamento mais barato, dar mais qualidade e segurança.

 

Principais aplicações

O profissional que se atualiza sabe que a utilização do aço é uma alternativa inteligente, mais barata e durável em vários projetos da construção civil, seja uma obra residencial ou não. 

De forma geral, ele pode ser aplicado em vigas, pilares, terças, treliças de telhado, pórticos, pergolados, barrotes e mezaninos, podendo ficar visível ou envelopado, conforme o desejo de acabamento da obra.

Pela sua versatilidade, é possível encontrá-lo no formato de barra, tubo, chapas ou bobinas, por isso está presente desde as tradicionais paradas de ônibus até em estádios, pontes, viadutos, edifícios e nas mais diversas construções.

Podendo ser usado, inclusive, no sistema de construção a seco. É importante lembrar que está entre a matéria-prima favorita de quem gosta de trabalhar de forma sustentável e lucrativa e deseja um projeto moderno, de qualidade, seguro e durável.

Quer dicas de como usar a sustentabilidade na sua obra? Neste vídeo você tem dicas incríveis e fáceis. Dê play e assista.

 

Conheça o curso “O aço na sua obra”!

Como você pode observar, o aço faz a diferença em uma obra e especializar-se na aplicação pode ser um diferencial no mercado. 

Quer ficar por dentro sobre como funcionam os projetos e como aplicar o aço na construção civil? 

O Parceiro da Construção oferece para você o Curso “O aço na sua obra”.

Ele é totalmente online e gratuito. Você também receberá um certificado, o que ajudará a incrementar o seu currículo e comprovar a sua especialidade no assunto.

 

 

Acesse nossa plataforma e saiba como o Parceiro da Construção pode ajudar você no seu desenvolvimento e sucesso profissional, de forma gratuita.

curso aço na sua obra

1 Compartilhamentos
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode gostar